12 dicas para síndicos que vão transformar seu condomínio!

Um bom síndico pode fazer toda a diferença em um condomínio. Por isso, separamos 12 dicas para síndicos que querem transformar o condomínio no melhor lugar do mundo para se morar! Vamos lá:

1) Saiba tudo o que o síndico pode, deve e não pode fazer

Não tem como fugir: para ser um bom síndico você precisa estar em dia com a legislação e o regulamento interno do condomínio. Esses dois campos irão garantir que você saiba tudo o que pode ou não fazer, além dos seus deveres e direitos.

Para começar, o Artigo 1.348 do Código Civil deixa bem claro as atribuições do síndico segundo a lei, e irá guiar todas as ações feitas no condomínio. Além disso, a Convenção Condominial entra em detalhes no que pode ou não pode.

Devido a importância do assunto, ele não poderia faltar nas nossas dicas para síndicos!

2) Gaste tempo para conhecer cada condômino

Todo mundo já conheceu um síndico que não fala com ninguém ou que parece meio distante dos moradores. Nossa dica número 2 é: não seja esse tipo de síndico!

Conhecer cada condômino (dentro do possível, é claro), é um passo de extrema importância para ser um ótimo síndico, porque sem isso fica difícil conhecer as dificuldades e necessidades de cada um e propor boas soluções para elas.

3) Crie espaços de diálogo para receber ideias, feedback, reclamações, etc.

Conhecer os condôminos nos leva à dica para síndico n°3: comunicação.

Crie espaços para que as pessoas possam se comunicar com você de forma aberta, com ideias, feedback e sugestões para melhorar o condomínio. Porém, não esqueça de estabelecer limites claros entre sua vida pessoal e a administração do condomínio!

4) Preste contas

Da mesma forma que você precisa ouvir os condôminos, crie o hábito de falar!

As pessoas se sentem mais participantes do condomínio quando sabem o que está acontecendo. Além disso, quando você presta contas mostra transparência com os recursos financeiros dos moradores. Todos ganham!

5) Promova eventos sociais

Sabe aquela festa junina ou feirinha que todo mundo gosta? Pois é! Por que não trazer para seu condomínio?

Faça uma pesquisa interna de interesse para descobrir que tipo de evento os moradores mais gostariam de ter e coloque em prática! Isso promove o bem estar dos condôminos e ainda pode gerar receita para o condomínio.

Uma outra ideia é fazer uma feira com itens feitos pelos próprios condôminos, ou, quem sabe, até um bazar.

6) Fique sempre de olho na segurança

Cada vez mais a tecnologia tem trazido ferramentas melhores para a segurança do condomínio, como câmeras, sensores, identificação por digital, etc.

Cada uma dessas ferramentas, quando bem aplicada, aumenta e muito a segurança dos moradores, o que deve ser uma das prioridades número 1 de todo síndico.

7) Conheça as novidades do mercado

Dentre as nossas dicas para síndicos não poderia faltar a atualização constante.

Hoje em dia temos sites, blogs, revistas e até canais no YouTube sobre o universo dos condomínios que podem te ajudar a ter ideias novas e lidar com problemas comuns que todo síndico precisa enfrentar.

Gaste tempo em informação de qualidade. Garantimos que isso irá fazer toda a diferença

8) Invista em sustentabilidade

Cada vez mais temos visto formas de cuidar do nosso planeta, e no condomínio não é diferente.

Apesar de algumas práticas como coleta de água e energia solar ainda serem mais caras, ações simples como reciclagem já podem ser muito eficientes em transformar a cultura interna do condomínio e gerar mudanças mais significativas no futuro.

9) Cuide da fachada

Esse item não poderia faltar em nossas dicas para síndicos: cuidar da fachada!

A fachada é o cartão de visita do seu condomínio, e afeta diretamente na qualidade de vida e na valorização do empreendimento. Por isso, seja na manutenção, na pintura predial, no tratamento de pastilhas ou na revitalização dessa área, os moradores e o condomínio têm muito a ganhar!

10) Invista em acessibilidade

Os moradores portadores de necessidades especiais precisam ser levados em consideração em cada obra ou mudança no condomínio.

Principalmente em empreendimentos mais antigos vemos que nem sempre as construções levaram em conta essas necessidades. Por isso, pense em formas de mudar essa realidade!

11) Revise as contas do condomínio

Você sabe exatamente para onde vão os recursos do condomínio? Tem certeza?

Nada melhor do que ter as contas em dia para garantir que tudo está indo para onde precisa e nada está ficando sem pagar. Além disso, uma boa organização financeira mostra se os recursos podem ser investidos de uma forma mais eficiente, que traga mais retorno para os moradores!

12) Contrate bem

A última das nossas dicas para síndicos trata de um assunto muito importante: a prestação de serviços.

Seu condomínio merece o melhor, seja do ponto de vista financeiro, de qualidade e de rapidez na entrega, por isso, invista nos melhores serviços para seus moradores!

A Trade Pinturas é especialista em pintura predial e restauração de fachadas e estamos prontos para entregar o melhor que seu condomínio precisa quando o assunto é pintura, restauração, revitalização e muito mais! Conheça nossos serviços!

E aí, o que achou dessas dicas para síndicos? Acha que faltou alguma? Se quiser mandar pra gente ou só conversar sobre pintura e tudo sobre condomínios, nós estamos no Instagram! Esperamos sua mensagem.

Checklist: Pintura Predial sem dor de cabeça
Confira também:
CHECKLIST
PINTURA PREDIAL
SEM DOR DE CABEÇA

Quer ficar por dentro das nossas novidades e receber informações sobre nossos serviços? Inscreva-se ao lado!

E-book

Segurança na Pintura Predial

Tudo que você precisa saber para prevenir acidentes, proteger os trabalhadores e garantir a conformidade com as normas regulatórias.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.