Todo prédio precisa de dinheiro para se manter e oferecer uma boa condição de vida para seus moradores. Para isso, existem momentos onde é preciso buscar formas de gerar mais receita para o condomínio sem necessariamente cobrar mais.
A gestão financeira de um condomínio, seja ele grande ou pequeno, com certeza não é tarefa fácil, mas separamos algumas dicas para síndicos e moradores colocarem em prática!
A importância de uma boa gestão financeira no condomínio
A manutenção de luz, água, reformas e funcionários é essencial para o bom funcionamento de todo condomínio, e cada uma dessas ações é financiada pelo pagamento da taxa condominial. Porém, existem momentos onde parece que o valor não cobre as despesas e aumentar a cobrança dos condôminos não é uma saída.
Para isso, certas medidas podem ajudar a manter as contas em ordem e gerar mais receita para o condomínio de forma sustentável e que seja boa para os moradores.
Com uma boa gestão, o condomínio pode manter seus pagamentos em dia e os espaços em ordem para a segurança e o bem-estar de todos.
Quer gerar renda extra para seu condomínio? Vamos às estratégias!
1. Abra um minimercado no condomínio
Os minimercados têm se popularizado muito nos últimos anos, e são uma excelente ferramenta para aumentar a receita do condomínio.
Esses pequenos mercados ficam localizados dentro do espaço dos prédios, são de autoatendimento e ficam abertos 24 horas por dia. Com essa solução, os condôminos podem ter acesso a produtos de qualidade sem ter que sair de casa, e o condomínio ainda pode ganhar uma porcentagem das vendas!
2. Corte gastos
Por mais que não seja uma estratégia para ganhar mais, com certeza ajuda nas contas internas. A redução de gastos pode vir nas mais variadas formas, mas é um passo essencial para os condomínios que precisam sair do vermelho ou se manter no azul. Todas as contas precisam ser revistas e o que é desnecessário precisa ser alterado.
3. Alugue o salão de festas e a churrasqueira
Essa estratégia é para os condomínios que têm salões de festa e/ou churrasqueira. Apesar do aluguel desses espaços ser uma prática comum, é possível tornar os ambientes mais agradáveis ou fazer uma divulgação melhor para os condôminos. Essa é uma boa saída para arrecadar mais recursos e aumentar a receita do prédio como um todo.
4. Reduza a inadimplência dos condôminos
Quem é síndico ou administra condomínios sabe que a inadimplência pode ser um dos principais inimigos das finanças do prédio, e trabalhar isso pode ser muito eficiente.
Estratégias como renegociação e parcelamento de dívidas, múltiplas formas de pagamento e até ações judiciais são ferramentas que o síndico tem a sua disposição para lidar com esse problema e gerar mais receita para o condomínio
5. Economize água e energia
As áreas comuns do prédio precisam de iluminação e água, mas existem formas de reduzir esses gastos. Além da conscientização das equipes, colocar sensores de presença nas luzes, investir em sistemas de energia renovável e reutilizar a água são alguns caminhos para reduzir as contas e ainda ajudar o meio-ambiente.
6. Promova eventos de arrecadação
Já pensou em fazer uma festa junina no seu condomínio? Ou qualquer outro tipo de evento que atraia os moradores? Por mais que possa ser um desafio organizar um evento como esses, sempre existem condôminos dispostos a ajudar.
O bom de eventos de arrecadação é que são divertidos, promovem o contato entre os moradores e podem até ser uma oportunidade para divulgar produtos locais enquanto o condomínio recebe uma parte dos lucros.
7. Venda material reciclável
Seu condomínio faz coleta seletiva? Se não, é hora de começar.
O processo é bem simples e hoje em dia existem empresas que compram materiais recicláveis, lixo eletrônico, entre outros e comercializam as partes. Por mais que os valores não sejam muito expressivos em alguns casos, se seu condomínio é grande, pode ser bastante vantajoso. Além disso, é uma ótima alternativa de descarte consciente.
8. Venda óleo de cozinha usado
Outro item que deve ser descartado de forma correta é o óleo usado. O descarte na pia pode prejudicar o encanamento e o sistema de água, por isso, as estações de coleta são importantes para incentivar o comportamento correto no condomínio.
Assim como com o lixo eletrônico, existem empresas que compram esses resíduos para reutilizá-los em outras aplicações, e o recurso vai todo para o condomínio!
9. Busque ideias com os moradores
Essa estratégia além de potencialmente aumentar a receita do condomínio é excelente para envolver os moradores que sempre têm ideias mas sentem que não são ouvidos.
Crie oportunidades para que as pessoas possam participar, indicar projetos e estratégias. Com certeza muitas ideias diferentes podem surgir dessas conversas, e você, como síndico, estará mais próximo dos condôminos.
10. Faça parceria com prestadores de serviço
Existem diversos prestadores de serviço como encanadores, prestadores de serviço de limpeza, passeadores de cães, entre outros, que adorariam ter seus serviços divulgados dentro dos condomínios. Por que não criar um espaço para isso por uma comissão? É uma renda extra para o condomínio que entraria todos os meses.
O importante é certificar a qualidade dos serviços e oferecer aquilo que é de interesse dos condôminos. Dependendo do tamanho do condomínio, o valor da comissão pode variar.
11. Instale vending machines (máquinas de refrigerantes e outros alimentos)
Sabe aquelas máquinas de refrigerante, doces ou outros alimentos rápidos? Pois é, você pode ter uma dessas no seu condomínio! Os custos de instalação e manutenção não são altos, e é possível lucrar com elas todos os meses, gerando mais receita para o prédio.
12. Promova aulas e cursos
Todo síndico sabe que existem certas épocas do ano e da semana nas quais o salão de festas é mais requisitado, mas isso não quer dizer que ele precisa ficar parado nos outros períodos!
Você pode fazer parcerias com pessoas que têm algo a ensinar, moradores ou não, e promover cursos, aulas ou palestras de interesse de todos. Além de gerar mais receita para o condomínio, todos ganham com o conhecimento adquirido.
13. Alugue espaços para armazenamento
Serviços de self storage têm se popularizado no Brasil. Muito comum nos Estados Unidos, essas espécies de armários alugados são bastante úteis para quem quer tirar algumas coisas de casa e armazenar em outro ambiente.
É claro que para isso é necessário que o condomínio tenha esse espaço disponível e isso demanda um certo nível de reformas, mas pode ser uma boa saída.
14. Organize feiras de rua no condomínio
Você vai à feira comprar frutas e legumes? Por que não ter isso dentro do seu condomínio?
Serviços como esse fazem bastante sucesso em condomínios maiores porque trazem a qualidade e o preço da feira para dentro de casa. Procure vendedores de qualidade que atendam esse público e determine a frequência das feiras
15. Escolha bons prestadores de serviço
Por fim, uma outra estratégia de economia de recursos é escolher bons prestadores de serviço para seu condomínio. Seja em manutenção, pintura predial, segurança, entre outros, investir em qualidade irá trazer resultados duradouros e financeiramente saudáveis para o prédio!
Mais do que gerar mais receita para o condomínio, uma boa gestão!
Se você está pronto para gerar mais receita para o condomínio e aprender mais sobre gestão, acesse nosso artigo sobre 12 dicas para transformar seu condomínio em um lugar melhor para se morar!